Amec promove debate internacional sobre investimentos no Brasil

Print Friendly, PDF & Email

Executivos da Calpers e da BlackRock reúnem-se com profissionais brasileiros e com o ministro do STJ para debater cenários no Fórum Amec de Investidores 2015

Dando continuidade à sua agenda de eventos para debater temas prementes, que afetam a vida de investidores e instituições do mercado financeiro, a Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec) promove o Fórum Amec de Investidores 2015, que será realizado na sede do Insper, em São Paulo, no dia 28 de maio.

Norteado pelo tema “Forma X Essência – Os Desafios de Investir no Brasil”, o Fórum de Investidores “reflete a evolução da Amec no seu papel de colaborar para soluções concretas para os desafios do mercado de capitais e dos acionistas minoritários brasileiros”, segundo Mauro Rodrigues da Cunha, presidente da Amec. Cunha lembra que, para esta edição, foram convidados executivos estrangeiros e profissionais brasileiros renomados, o que reforça ainda mais a qualidade e o conteúdo dos debates.

Entre os palestrantes confirmados está o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha.  O ministro participará do debate intitulado “Reparação de Danos, Enforcement e Efetividade da Jurisdição”. O objetivo é discutir na prática os problemas e as possibilidades dos investidores se defenderem – e buscar ressarcimento quando necessário – junto ao Poder Judiciário. O painel contará com uma apresentação da professora Érica Gorga, da FGV e pesquisadora visitante de Yale, com os resultados de seus estudos comparados sobre o tema.

Entre os palestrantes internacionais estão Bill McGrew, gestor da Calpers – administradora de benefícios de saúde e aposentadoria nos Estados Unidos -, e Michelle Edkins, chefe de governança da BlackRock, consultoria americana de investimentos.

“Esta será uma oportunidade para um amplo debate sobre os progressos realizados no mercado brasileiro para torná-lo mais atraente aos investidores, especialmente os investidores minoritários estrangeiros”, Michelle Edkins, da BlackRock. Em sua apresentação, Michelle terá por objetivo “trazer uma perspectiva internacional sobre governança corporativa e sobre como os investidores devem cumprir suas responsabilidades como acionistas de longo prazo para ajudar a aumentar a confiança e a integridade dos mercados de capitais”.

O gestor da Calpers, Bill McGrew, que em sua apresentação trará recomendações sobre como alinhar interesses da gestão empresarial com os de interesses de criação de valor sustentável para investidores, vê o evento como uma boa oportunidade para a troca de experiências. “O Brasil é um mercado relevante, no qual a Calpers aloca capital de investimento, portanto, entendemos que nossa participação no Fórum Amec de Investidores 2015 é importante para ouvirmos, aprendermos e contribuirmos para uma intensa troca de pontos de vista e perspectivas”, afirma o executivo.

Palestrantes

Os professores do Insper Marcelo Adamek, especialista em responsabilidade dos administradores, e Sergio Lazzarini, autor dos livros “Capitalismo de Laços” e “Reinventando o Capitalismo de Estado”, também farão apresentações, compondo um line up de palestrantes e debatedores com grandes empresários e executivos do mercado nacional, como Rômulo de Mello Dias, diretor-presidente da Cielo S.A.  ; Walter Mendes, diretor executivo do CAF; Roberto Teixeira da Costa, membro da Câmara de Arbitragem do Mercado; Ilene Patricia de Noronha Najjarian, Procuradora Federal da CVM; Otavio Yazbek, ex-diretor da CVM; João Laudo de Camargo, sócio, Bocater, Camargo, Costa e Silva Advogados; eÉrica Gorga, docente da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP).

O Fórum Amec de Investidores é o principal evento anual da associação. Os debates e palestras abordam questões como reestruturações, laudos de avaliação, responsabilidade e remuneração de administradores e reparação de danos, entre outros temas, sempre ilustrados com cases de grandes empresas, instituições e operações do mercado brasileiro.

A última edição do Fórum Amec, realizada em 2013, reuniu mais de 200 participantes entre investidores, reguladores, CEOs, CFOs, advogados e outros importantes profissionais de diversos segmentos do mercado.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site http://amecbrasil.org.br/forum2015

Serviço:

Fórum Amec de Investidores 2015

Local: Insper – auditório (Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia, São Paulo)

Data: 28 de maio de 2015

Horário: das 08h às 18h30

 

Informações para a imprensa sobre o evento:

CDN Comunicação Corporativa

Pedro Orlandi – (11) 3643-2745 / pedro.orlandi@cdn.com.br

Dora Lopes – (11) 3643-2793 / dora.lopes@cdn.com.br