Amec promove 8ª edição do Prêmio de Eventos Corporativos

Print Friendly, PDF & Email

Com o objetivo de incentivar o fomento das melhores práticas de governança nas empresas brasileiras, a Associação dos Investidores no Mercado de Capitais está promovendo a 8ª edição do Prêmio Amec de Eventos Corporativos em 2020.

O objetivo da premiação é identificar Eventos Corporativos e ações das companhias brasileiras que tenham impactado significativamente o mercado de capitais, e que tenham sido anunciados ou concluídos no período compreendido entre a última concessão do prêmio e a presente data.

Na última edição de 2019, a BR Distribuidora foi a vencedora do prêmio. A operação de Oferta Subsequente de Ações da companhia (follow-on), ocorrida no final de julho de 2019, foi a escolhida como a mais importante do período. Após a conclusão da oferta, a Petrobras, antes controladora da BR Distribuidora com 71,25% do capital, passou a deter 37,5% do total de ações.

A operação teve um efeito imediato na liquidez, duplicando a quantidade das ações em circulação. O aumento de liquidez possibilitou à companhia ter uma base de investidores diversificada e mais atuante, inclusive na indicação de nomes para o novo Conselho de Administração (leia mais).

As premiadas dos anos anteriores foram a Vale, em 2018, pela migração da companhia ao Novo Mercado; Suzano Papel e Celulose, em 2017, pela operação de unificação de classes de ações ocorrida também no processo de migração ao mais alto nível de governança da B3, entre outros exemplos (veja aqui todos os premiados desde 2012).

Indicações e eleição

Todo o processo eleitoral do Prêmio de Eventos Corporativos é realizado pelos associados da Amec, desde as indicações até a escolha do premiado. São considerados os seguintes eventos corporativos: Assembleias Gerais de Acionistas;   Ofertas Públicas de Aquisição (OPAs);  Ofertas Públicas Iniciais (IPOs) ou Follow on;   Operações de Reestruturação Societária; fusões ou aquisições; incorporação de empresas ou de ações de empresas; aquisição ou alienação de ativos relevantes; ou quaisquer outros eventos que, submetidos por associados elegíveis, e que sejam aprovados pela Diretoria da Associação.

As sugestões dos associados devem ser enviadas até o dia 23 de outubro de 2020, através do e-mail comunicacao@amecbrasil.org.br ou deste formulário.

Clique aqui para acessar o regulamento.