Amec prepara Pré-Temporada de Assembleias 2021

Print Friendly, PDF & Email

Começa nesta semana uma das principais atividades do calendário anual da Amec: a Pré-Temporada de Assembleias. Trata-se de uma série de ações e encontros entre investidores em preparação para as AGOs das empresas investidas. Esse engajamento coletivo, comum fora do país e associado a práticas de stewardship, permite maior articulação dos associados para discutirem diferentes aspectos das companhias, incluindo estratégia, pedidos de inclusão de assuntos na pauta das assembleias, indicação de conselheiros e avaliação da atuação das empresas em relação ao ESG, dentre outros.

Fábio Coelho, da Amec.

“Procuramos ampliar a capacidade de engajamento dos investidores e estimular a cultura de Governança e Stewardship no país. Muitos investidores isoladamente teriam influência limitada nas empresas, de modo que a atuação coletiva amplia a força dos acionistas.”, diz Fábio Coelho, Presidente Executivo da Amec. Nesta semana será realizada uma reunião da Comissão Técnica da Amec para fazer o kick-off do projeto. Na sequência, haverá um levantamento entre investidores sobre as companhias de interesse para engajamento, permitindo o agrupamento de assets e fundos de pensão com interesses comuns.

Todos os anos a Amec reúne informações sobre as companhias que compõem o índice IBrX 100, sendo que as empresas mais demandadas pelos associados geram reuniões específicas de avaliação dos investidores.  “No último ano tivemos grande número de participantes não só do Brasil, mas também dos EUA e Europa. Neste ano esperamos uma ampliação do alcance da iniciativa.”, lembra Coelho.