Amec participa de eventos internacionais

Print Friendly, PDF & Email

Em dezembro, a Amec se fez representar em importantes eventos internacionais.

Em Paris, o Presidente da Amec, Mauro Rodrigues da Cunha, participou da Conferência do ICGN, que reuniu cerca de 300 participantes no histórico prédio da bolsa. Ele palestrou em painel sobre reparação de danos aos investidores junto com Daniel Summerfield, diretor do fundo de pensão USS e Jeremy Libermann, do escritório Pommeranz.

Segundo o Presidente, o instrumento da class action é extremamente poderoso para obter informações, mas infelizmente ele não se presta para chegar à verdade final dos fatos. A maioria dos processos termina em acordos, o que dá um caráter muito mais de barganha do que de justiça ao processo. Ainda assim, a ausência de instrumentos adequados para ressarcimento de investidores em outras jurisdições faz com que o class action americano seja o mais eficaz e temido instrumento pelas empresas.

Em suas conclusões, o Presidente afirmou que é urgente que os reguladores e legisladores em outras jurisdições estejam atentos para o risco de perderem sua soberania, dadas as consequências extra fronteiriças do sistema de class action. Além disso, na ausência de instrumentos locais adequados, os investidores locais podem ser prejudicados duas vezes em casos de fraude – pelas perdas efetivas e pelo pagamento de indenização a investidores americanos.

Também no mês de dezembro, a Amec esteve presente no Symposium on Building the Financial System of the 21st Century, organizado pela escola de direito da Unversidade de Harvard. Estiveram presentes no evento o ex-ministro da Fazenda, Joaquim Levy e o ex-Presidente da CVM, Leonardo Pereira.

O Presidente da Amec reiterou a importância da proteção aos investidores minoritários como ferramenta fundamental da construção de mercados de capitais mais saudáveis.