Amec marca presença na Conferência do CII

Print Friendly, PDF & Email

O presidente executivo da Amec, Mauro Rodrigues da Cunha, participou da conferência do Council of Institutional Investors (CII), que ocorreu entre os dias 12 e 14 de março. O presidente foi palestrante em dois painéis.

O primeiro foi organizado pelo associado Hermes, com o tema Stewardship Lessons from Governance Scandals in Brazil, Germany and Japan. O presidente da Amec ressaltou a perda de importância do mercado brasileiro, que já representou quase 20% do índice MSCI e agora pode chegar próximo a 5%, fruto da má administração econômica, mas também das frustrações dos investidores no mercado de capitais. Na sequência, enumerou os aprendizados com os escândalos envolvendo Petrobras. Mencionou, também, os cases JBS, BRF, Embraer e Oi, dentre outros. Não obstante os avanços registrados, sobretudo no que tange à qualidade da governança nas empresas estatais, permanece o risco de que muitas empresas estejam montando estruturas e discursos ligados à ética, Compliance e respeito aos investidores apenas da boca para fora. O fato de nenhum ex-administrador da Petrobras ter sido condenado por questões societárias ou contábeis também foi mencionado.

Um ponto que une os cenários brasileiro e alemão é a diferença de tratamento nos mercados de origem, em relação ao sistema legal americano. Através dos class actions, tanto os investidores de Petrobras como os de Volkswagen, além dos seus consumidores, já conseguiram extrair compensações significativas, enquanto os acionistas locais muitas vezes ficam a ver navios.

Já a realidade japonesa, apresentada por Alicia Ogawa, mostra evoluções significativas, tendo em vista que se trata de uma das principais agendas do governo. O Código de Stewardship e o Código de Governança estão implementando mudanças concretas nas empresas japonesas, ainda que em velocidade inferior à desejada por muitos.

O presidente da Amec também falou no painel de encerramento do evento, sobre a situação de governança e stewardship em mercados internacionais. O foco era do painel foi Brasil, Canada e Índia.