Amec divulgou Comunicado ao Mercado sobre o caso Oi e Portugal Telecom

No dia 29 de julho a Amec – Associação de Investidores no Mercado de Capitais – divulgou um Comunicado ao Mercado para externar seu entendimento a cerca da solução proposta para reverter os problemas relacionados ao default da Rioforte, empresa do Grupo Espírito Santo (GES), na PT, de € 897 milhões.

No entendimento da associação, a solução pode favorecer a Portugal Telecom em detrimento dos demais acionistas, dada a concessão de um “put sintética” no valor de algumas centenas de milhões de reais. De acordo com o comunicado “Este valor advém da possibilidade de a Portugal Telecom optar por não aumentar sua participação na Oi, caso a situação desta se deteriore ainda mais no futuro. Esta opção se torna ainda mais valiosa, quando se considera que ela é outorgada a um insider“.

Essencialmente, a Amec coloca que a administração e os antigos acionistas controladores da Oi possuíam um interesse assimétrico para aprovar a negociação – ainda que ela transferisse valor para os acionistas da Portugal Telecom – de maneira a não colocar em risco a transação que passou para a Oi cerca de R$ 4.5 bilhões em dívidas dos acionistas controladores.

“A PT fez uma aplicação que, até agora, ela perdeu. Então se a empresa valia um valor, agora vale um pouco menos ainda. A gente já naquela época entendia que havia uma sobrevalorização dos ativos da PT, agora é ainda maior, o que só agrava mais o problema”, afirma Walter Mendes, vice-presidente da Amec.

Mendes explica, ainda, que a já endividada Oi sofreu um ‘downgrade’ da nota de classificação o que afeta o custo de capital da companhia. “Além de os R$ 2,7 bilhões (valor aproximado da dívida em reais) não entrarem no caixa da companhia agora, a empresa, que já é endividada, vai sofrer com um aumento do custo de ter capital em função desse ‘downgrade’.

Clique aqui e acesse o documento na íntegra.