Alexandre Mathias da Petros assume vaga na Diretoria-Executiva da Amec

Print Friendly, PDF & Email

Alexandre Mathias acaba de assumir vaga na Diretoria Executiva da Associação dos Investidores no Mercado de Capitais (Amec). Profissional de larga experiência no mercado de assets, tendo atuado na Bradesco Asset Management, Itaú Asset e UAM, Mathias é Diretor de Investimentos da Fundação Petros, que é uma das associadas da Amec.

Alexandre Mathias, da Petros, Diretor Executivo da Amec. Foto: Divulgação.

“Nossa participação na diretoria da Amec representa um passo importante para a Petros. Estamos em um momento de ampliação da exposição à renda variável e deveremos adotar uma postura mais proativa na defesa e engajamento nas posições como minoritários”, diz Mathias. O gestor explica que o perfil das carteiras não apenas da Petros, como da maioria dos fundos de pensão, deve ampliar o grau de diversificação na busca de maiores rendimentos. A tendência é acentuada devido ao nível atual reduzido das taxas de juros dos títulos públicos.

“Até o passado recente, tínhamos pouca atuação em termos de stewardship pois nossa gestão estava baseada em grandes carteiras proprietárias com pouca dinâmica”, comenta o Diretor da Petros. Agora com a tendência de maior participação em Bolsa, com uma gestão mais ativa no mercado de ações, a atuação coordenada junto com a Amec vai ganhando importância cada vez maior. Ainda que o fundo de pensão não deva buscar a ampliação em posições de controle de companhias, as alocações minoritárias exigem maior engajamento e coordenação junto com os demais investidores minoritários.

A entrada do novo integrante na Diretoria da Amec é celebrada pelo Presidente da Amec, Fábio Coelho, como um fator de aproximação da Associação com o setor de fundos de pensão. “O Mathias vai se juntar a outros grandes nomes que compõe nossa Diretoria, e isso reflete a relevância e o momento dos fundos de pensão no maior engajamento com as empresas investidas”, comenta.

Código Stewardship

Na posição de signatária do Código Stewardship da Amec, a Petros acabou de produzir o primeiro relatório anual do gênero. O Diretor do fundo de pensão explica que o código é um importante guia de referência em questões de engajamento e de práticas ESG – ambientais, sociais e de governança.

“Estamos tomando o Código Stewardship como nossa principal referência não apenas nas questões de engajamento, mas também nos princípios ESG. O documento tem uma postura bem clara e definida nos critérios de engajamento nas empresas em temas socioambientais”, conta Mathias. Ele enfatiza que o código da Amec consegue combinar as duas ações em uma mesma direção.

Mathias vai ocupar a vaga deixada por Fernando Tendolini, que antecipou em alguns meses o encerramento de seu mandato depois de mais de 6 anos de atuação e dedicação às pautas da Associação.