Alaska Asset é a nova associada da Amec

Print Friendly, PDF & Email

Com ativos sob gestão da ordem de R$14 bilhões e foco em fundos de renda variável, a Alaska Asset Management é a mais nova associada da Amec. Fundada em 2015 por Luís Alves Paes de Barros, Ney Miyamoto e Henrique Bredda, a asset vem registrando forte crescimento nos últimos anos.

A empresa tinha foco inicial na gestão de capital próprio de duas famílias, mas com o desempenho positivo de seus fundos de investimentos em 2016, começou a atrair a atenção do mercado. A gestora abriu seus fundos para captação e em 2017 já tinha recebido aportes de diversos investidores domésticos e estrangeiros.

Henrique Bredda, da Alaska. Foto: Divulgação.

“Com nosso crescimento, começamos a ocupar papel de maior relevância como acionistas de algumas empresas, passamos a deter às vezes 5% ou até 10% de participação”, explica Henrique Bredda. Com isso, a asset passou a ocupar uma posição de destaque nos Conselhos de Administração e Fiscal.

“Participar dos Conselhos das empresas passou a exigir maior responsabilidade de conduta e maiores conhecimentos da legislação. Percebemos que teríamos de entrar nesse circuito e daí foi inevitável decidir pela associação à Amec”, comenta Bredda. Ele conta que a adesão ao quadro associativo da Amec ocorreu devido ao aumento da superfície de contato com o mercado de capitais. Atualmente os fundos de asset totalizam cerca de 200 mil cotistas.

O gestor explica que, em um primeiro momento, a intenção é aprofundar os conhecimentos sobre o engajamento e o funcionamento do mercado de capitais, o que será possível com a participação nos eventos e atividades da comissão técnica da Amec. Em um segundo momento, a ideia é propor ações para melhorar a governança das empresas investidas e do mercado de capitais como um todo.