Acadêmicos lançam primeiro artigo sobre o Índice de Assimetria de Informações

Print Friendly, PDF & Email

Os professores Heitor Almeida, da Universidade de Illinois de Urbana – Champaign; Philippe Protin, da Universidade Grenoble Alpes e Roberto Frota Decourt, da UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos publicaram, em julho último, o primeiro artigo sobre o Índice de Assimetria de Informações. O objetivo do trabalho é propor um índice de assimetria de informações e criar um ranking de companhias de capital aberto como parte de uma análise de mercado que possa ser utilizada em vários estudos na área de finanças corporativas.

O método proposto, que consiste na elaboração de um algoritmo baseado na classificação de Elo, capta a percepção de analistas que escolheram, entre duas companhias, a que consideram disponibilizar as melhores informações.

Após a obtenção de dois índices distintos baseados em duas datas diferentes selecionados por vários analistas, confirmou-se a consistência do método uma vez que a correlação de postos de Spearman entre as diferentes combinações de índices foi superior a 70%.

Segundo o professor Decourt, o índice proposto no estudo é um bom indicador para a análise das informações divulgadas pelas companhias brasileiras.