Versão 1.0 do Relato Integrado será lançada em dezembro

Print Friendly, PDF & Email

A versão 1.0 do Framework do Relato Integrado – documento que apresenta padrões para as organizações relatarem diversos aspectos de suas atividades, tais como os ambientais, os contábeis e os financeiros – deverá ser lançada mundialmente dia 5 de dezembro, em evento em Londres (RU). A informação é do professor Nelson Carvalho, da FEA-USP, que participa do Conselho do International Integrated Reporting Committee (IIRC), grupo multidisciplinar internacional que tem como objetivo estabelecer parâmetros globais para a adoção do Relato Integrado.

 

A partir de então, segundo Carvalho, as companhias irão iniciar um período de testes com os novos parâmetros. Um dos focos atuais do IIRC é o de demonstrar para um público específico, os investidores, a importância do Relato Integrado como instrumento para a avaliação das companhias e, portanto, de sua capacidade de obtenção de financiamento. “Esse é um tema pelo qual o CEO do board do IIRC, Paul Druckman, vem demonstrando enorme interesse e que deverá orientar as ações do organismo”, afirma o professor.

 

Para a assessora da Presidência do BNDES, Vania Borgerth, que participou do último encontro mundial de lideranças do IIRC, em Frankfurt (Alemanha), o Brasil vem se destacando tanto no trabalho de avaliação do Relato Integrado (por parte da Comissão Brasil) quanto na adoção do Relato por parte das empresas – o país é o terceiro no mundo em termos de companhias participantes do Projeto Piloto do IR, perdendo somente para Reino Unido e Holanda. Segundo Vânia, para facilitar o entendimento do tema e facilitar sua adoção, a ideia é, a partir de agora, criar grupos de networking por setor, considerando as peculiaridades de cada segmento econômico.