História da Amec é celebrada na comemoração dos oito anos de sua fundação

Print Friendly, PDF & Email

No dia 23 de outubro, os associados comemoraram o 8º aniversário da Amec – Associação de Investidores no Mercado de Capitais. Na ocasião, os quatro presidentes da história da entidade estiveram reunidos na Enoteca Decanter, juntamente com os demais convidados.

8º aniversário da Amec – Associação de Investidores no Mercado de Capitais
Os quatro presidentes da história da Amec. Da esquerda para a direita: Walter Mendes,
Edison Garcia, Mauro Rodrigues da Cunha e Luiz Fernando Figueiredo

A Associação de Investidores no Mercado de Capitais – Amec – foi criada em outubro de 2006, numa iniciativa de investidores institucionais financeiros e independentes, com o objetivo de defender os direitos de acionistas minoritários e estimular o desenvolvimento do mercado brasileiro de ações.

Para atingir estes objetivos, a Amec promove debates e discussões entre seus associados, obedecendo a estritas normas de governança interna, incluindo controle de conflitos de interesse. Os temas são discutidos na Comissão Técnica, e posteriormente submetidos a decisões da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo.

Ao longo dos seus oito anos de atuação, a entidade converteu-se no principal fórum de discussões entre investidores institucionais a respeito de práticas de governança corporativa e direitos dos investidores em empresas brasileiras, na linha das mais recentes recomendações ao redor do mundo (como o Kay Report, do Reino Unido).

Em paralelo, os posicionamentos da Amec têm adquirido cada vez mais o reconhecimento de investidores, empresas e reguladores, pela relevância e independência.

Hoje a Amec reúne 63 investidores institucionais, locais e estrangeiros, que possuem mandatos de investimento no mercado brasileiro de ações de aproximadamente R$ 500 bilhões.

Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.amecbrasil.org.br e no YouTube: www.youtube.com/amecbrasil