Fórum Amec de Investidores debate investimentos no País

Print Friendly, PDF & Email

O interesse pelo Brasil e a necessidade de melhoria na regulação do mercado de capitais para os minoritários foram temas presentes nas discussões

 

No dia  28 de maio, foi realizado o Fórum Amec de Investidores 2015 na sede do Insper, em São Paulo. Promovido pela Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec) o evento debateu temas importantes da economia, mercado financeiro e investimentos no País, principalmente para os investidores minoritários.

“Forma X Essência – Os Desafios de Investir no Brasil” foi o tema do Fórum que contou com o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Ricardo Villas Bôas Cuevas; Bill McGrew, diretor da Calpers – administradora de benefícios de saúde e aposentadoria nos Estados Unidos; Michelle Edkins, chefe de governança da BlackRock, consultoria americana de investimentos (via videoconferência).

Mauro Rodrigues da Cunha, presidente da Amec, disse que a regulação do mercado de capitais para os minoritários necessita ser melhorada e que as companhias devem compreender que é do interesse delas que as regras sejam atualizadas regularmente. “As empresas precisam entender que essência é ter 10% da companhia e 10% do valor da companhia”, afirma.

Participaram do Fórum os professores do Insper Marcelo Adamek, especialista em responsabilidade dos administradores, e Sergio Lazzarini, autor dos livros “Capitalismo de Laços” e “Reinventando o Capitalismo de Estado”, que realizaram apresentações e debateram os temas com grandes empresários e executivos, como Rômulo de Mello Dias, diretor-presidente da Cielo S.A.; Walter Mendes, diretor executivo do CAF; Roberto Teixeira da Costa, membro da Câmara de Arbitragem do Mercado; Ilene Patricia de Noronha Najjarian, Procuradora Federal da CVM; Otavio Yazbek, ex-diretor da CVM; João Laudo de Camargo, sócio do Bocater, Camargo, Costa e Silva Advogados; e Érica Gorga, docente da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP).

Bill McGrew, gestor da Calpers, durante sua apresentação, comentou que o mundo está de olho no Brasil. “Quando falamos dos desafios de investir no Brasil, precisamos entender o que a companhia em questão faz além do seu produto primário. Se investe no meio ambiente, se cuida de seus funcionários e etc.”. “Um funcionário feliz vem ao trabalho, um funcionário feliz contribui para os negócios”, complementa.

O Fórum Amec de Investidores é o principal evento anual da associação. Neste ano reuniu mais de 150 participantes entre investidores, reguladores, CEOs, CFOs, advogados e outros importantes profissionais de diversos segmentos do mercado.