Associação Canadense comemora 10 anos com estudo acadêmico

Print Friendly, PDF & Email

A Canadian Coallition for Good Governance (CCGG) completa 10 anos de atividades. Seguindo moldes parecidos com a Amec, ela congrega 47 investidores institucionais que respondem por USD 2 trilhões em ativos de investidores canadenses, e tem como missão representar os investidores institucionais, promover boas práticas de governança, aprimorar o ambiente regulatório e colaborar para um maior alinhamento de interesses de conselhos e gestores ads companhias com seus acionistas.

E a data é marcada com a publicação de um estudo acadêmico que mostra o impacto da política da CCGG de engajamento com os conselhos de administração das empresas canadenses. Essa política envolve a organização de reuniões com conselhos de algumas empresas, e a defesa de medidas tais como “majority voting” (tornando mais efetivas as eleições de conselheiros), “say on pay” (voto dos acionistas com recomendações sobre remuneração de executivos) e “compensation structure and disclosure” (introdução de conceitos limitadores de remuneração e maior transparência nos pacotes).

Os professores Craig Doidge e Alexander Dyck da Universidade de Toronto examinaram o impacto das ações do CCGG nas empresas com as quais houve engajamento. E concluíram que de fato a probabilidade de adoção das boas práticas recomendadas pelo CCGG é positivamente impactada pelo engajamento da instituição. Os autores do estudo concluíram que a probabilidade de adoção do ‘say on pay’, por exemplo, aumenta em até 30% com o engajamento do CCGG. O mesmo acontece nas recomendações sobre estrutura de remuneração dos executivos.

A mensagem final do estudo é que a união de investidores institucionais ações coordenadas e diligentes podem ser capazes de promover mudanças significativas nas práticas das companhias investidas.

Um sumário do estudo pode ser obtido em http://www.ccgg.ca/site/ccgg/assets/pdf/prof._dyck_-_can_institutional_investors_improve_corporate_governance_through_collective.pdf.