Carta da Amec à SEP ressalta a importância da aprovação das demonstrações financeiras pelos Conselhos de Administração

Print Friendly, PDF & Email

Em outubro, a Amec endereçou carta ao Superintendente de Relações com Empresas – SEP –  da Comissão de Valores Mobiliários – CVM – consultando sobre a necessidade de aprovação das demonstrações financeiras trimestrais por parte do Conselho de Administração das companhias abertas.

A carta ressalta a surpresa dos associados à entidade com o posicionamento de determinados conselhos de administração, que não aprovam objetivamente as demonstrações contábeis trimestrais.

Algumas companhias alegam que a ausência de um mandamento legal explícito para que o conselho de administração emita opiniões sobre as demonstrações trimestrais torna legítimo que este seja simplesmente informado sobre o conteúdo do ITR, sendo a publicação inteiramente feita pela diretoria executiva.

Segundo o registrado no documento, a entidade esclarece: “A diferença entre as duas posturas – APRECIAR ou TOMAR CONHECIMENTO – é significativa, pois quando tais demonstrações não estão sujeitas à prévia e comentários, as eventuais visões contrárias aos documentos apresentados são minimizados – muitas vezes com objeção até mesmo à sua inclusão em ata”.

Acesse o documento: http://amecbrasil.org.br/wp-content/uploads/2013/11/CARTA-PRESI-13-2013-AMEC-Consulta-sobre-aprovacao-de-ITRs-Assinada.pdf