Campanha #NaoAoInsiderTrading combate o uso indevido de informação privilegiada

Print Friendly, PDF & Email

A informação tem um papel central nas decisões que tomamos em todas as áreas das nossas vidas, inclusive naquelas relacionadas aos investimentos. No mercado de capitais, algumas pessoas têm acesso a informações relevantes antes dos investidores e do público em geral. O uso indevido dessa informação privilegiada é ilegal e afeta a confiança dos demais agentes na lisura e na integridade do mercado.

Com o intuito de prevenir e coibir essa prática, foi lançada no dia 01 de junho de 2016 em evento realizado no auditório da BM&FBovespa, a Campanha #NaoAoInsiderTrading de Combate ao Uso Indevido de Informação Privilegiada. Trata-se de uma iniciativa conjunta dos agentes do mercado de capitais, que se uniram e formaram o GT Interagentes, e da CVM.

O GT Interagentes é composto por ABRAPP (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas), ABVCAP (Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital), AMEC (Associação de Investidores no Mercado de Capitais), ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), BM&FBOVESPA, BRAiN (Brasil Investimentos e Negócios), IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), Instituto IBMEC (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais) e IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores), contando com o acompanhamento, na condição de observadores, da CVM e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Como parte da Campanha, a CVM lançou um Caderno e o GT Interagentes elaborou um Guia tratando do tema, que podem ser baixados abaixo. A Campanha contará também com diversas postagens sobre o Insider Trading nas redes sociais das entidades envolvidas e com o apoio de veículos da imprensa.

Baixe gratuitamente as duas publicações:

Caderno 11 – Uso Indevido de Informação Privilegiada (Insider Trading), elaborado pela CVM

Guia Educativo de Prevenção ao Insider Trading, elaborado pelo GT Interagentes

 

Fonte:

www.investidor.gov.br