Após oito anos, Walter Mendes deixa a Amec para assumir a direção do CAF

Print Friendly, PDF & Email

Em reunião de Diretoria Executiva da Amec – Associação de Investidores no Mercado de Capitais, realizada no dia 29 de agosto desse ano, o vice-presidente da entidade, Walter Mendes, renunciou ao cargo para poder assumir a Diretoria Executiva do CAF – Comitê de Aquisições e Fusões.

Diretoria da Amec se despede de Walter Mendes

Diretoria da Amec se despede de Walter Mendes

Mendes foi um dos fundadores da Amec, em 2006, representando, na época, o Banco Itaú. Portanto, completou oito anos de dedicação na defesa dos direitos e interesses dos acionistas minoritários. Foi presidente da associação entre abril de 2009 e maio de 2011 e encabeçou o projeto de profissionalização da presidência, abrindo a vaga para o executivo Edison Garcia e, posteriormente ao atual presidente, Mauro Rodrigues da Cunha. O sucesso dessa ação estratégica no comando da entidade possibilitou a ampliação das atividades da associação e o lançamento do grupo de trabalho das entidades do mercado para a criação do CAF- Comitê de Fusões e Aquisições, a partir do seminário anual da Amec, realizado em 2009.

Ao relembrar sua história na Amec, Mendes destaca os avanços mais marcantes à frente da entidade, “O sucesso da internacionalização, com a adesão inicial da BlackRock e do JP Morgan Asset Management, aos quais se seguiram outros importantes investidores estrangeiros foi decisiva para o progresso da atuação da entidade no exterior”. Ele cita, ainda, a operação da Petrobrás, em 2010, contra a qual a Amec se colocou de forma veemente.

Leia abaixo a mensagem de despedida do vice-presidente, ex-presidente e fundador da Amec, Walter Mendes:

“Deixo a AMEC após oito anos de atuação, com tristeza por abandonar o convívio com pessoas que tanto prezo, mas com a satisfação de verificar o desenvolvimento, a qualidade do trabalho e o crescimento da importância da associação no mercado de capitais brasileiro.

A atuação da AMEC vem confirmando o acerto da iniciativa dos fundadores em criar uma entidade para a defesa dos direitos dos acionistas minoritários e o aperfeiçoamento da governança geral do mercado de capitais. A AMEC era e é uma entidade necessária para o mercado.

A AMEC me proporcionou a  oportunidade de trabalhar no sentido de elevar o padrão da governança do mercado de capitais brasileiro. Em minha nova atividade no CAF – Comitê de Aquisições e Fusões, espero ter a felicidade de poder, com diferente enfoque, continuar esse trabalho.

Desejo à AMEC a continuidade do seu sucesso, o que parece garantido pela dedicação e competência dos seus quadros técnicos, dos associados e da sua liderança.

Agradeço a todos com quem convivi na AMEC a feliz experiência que tive nesses anos de atuação na entidade.”, Walter Mendes.