Amec promove debate internacional sobre investimentos no Brasil

Print Friendly, PDF & Email

Executivos da Calpers e da BlackRock reúnem-se com profissionais brasileiros e com o ministro do STJ para debater cenários no Fórum Amec de Investidores 2015

Dando continuidade à sua agenda de eventos para debater temas prementes, que afetam a vida de investidores e instituições do mercado financeiro, a Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec) promove o Fórum Amec de Investidores 2015, que será realizado na sede do Insper, em São Paulo, no dia 28 de maio.

Norteado pelo tema “Forma X Essência – Os Desafios de Investir no Brasil”, o Fórum de Investidores “reflete a evolução da Amec no seu papel de colaborar para soluções concretas para os desafios do mercado de capitais e dos acionistas minoritários brasileiros”, segundo Mauro Rodrigues da Cunha, presidente da Amec. Cunha lembra que, para esta edição, foram convidados executivos estrangeiros e profissionais brasileiros renomados, o que reforça ainda mais a qualidade e o conteúdo dos debates.

Entre os palestrantes confirmados está o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Ricardo Villas Boas Cueva.  O ministro participará do debate intitulado “Reparação de Danos, Enforcement e Efetividade da Jurisdição”. O objetivo é discutir na prática os problemas e as possibilidades dos investidores se defenderem – e buscar ressarcimento quando necessário – junto ao Poder Judiciário. O painel contará com uma apresentação da professora Érica Gorga, da FGV e pesquisadora visitante de Yale, com os resultados de seus estudos comparados sobre o tema.

Entre os palestrantes internacionais estão Bill McGrew, diretor da Calpers – administradora de benefícios de saúde e aposentadoria nos Estados Unidos -; Michelle Edkins, chefe de governança da BlackRock, consultoria americana de investimentos e Octávio Viana, presidente do Conselho de Administração da ATM (Associação de Investidores) de Portugal.

“Esta será uma oportunidade para um amplo debate sobre os progressos realizados no mercado brasileiro para torná-lo mais atraente aos investidores, especialmente os investidores minoritários estrangeiros”, Michelle Edkins, da BlackRock. Em sua apresentação, Michelle terá por objetivo “trazer uma perspectiva internacional sobre governança corporativa e sobre como os investidores devem cumprir suas responsabilidades como acionistas de longo prazo para ajudar a aumentar a confiança e a integridade dos mercados de capitais”.

O gestor da Calpers, Bill McGrew, que em sua apresentação trará recomendações sobre como alinhar interesses da gestão empresarial com os de interesses de criação de valor sustentável para investidores, vê o evento como uma boa oportunidade para a troca de experiências. “O Brasil é um mercado relevante, no qual a Calpers aloca capital de investimento, portanto, entendemos que nossa participação no Fórum Amec de Investidores 2015 é importante para ouvirmos, aprendermos e contribuirmos para uma intensa troca de pontos de vista e perspectivas”, afirma o executivo.

Palestrantes

Os professores do Insper Marcelo Adamek, especialista em responsabilidade dos administradores, e Sergio Lazzarini, autor dos livros “Capitalismo de Laços” e “Reinventando o Capitalismo de Estado”, também farão apresentações, compondo um line up de palestrantes e debatedores com grandes empresários e executivos do mercado nacional, como Rômulo de Mello Dias, diretor-presidente da Cielo S.A.; Walter Mendes, diretor executivo do CAF; Roberto Teixeira da Costa, membro da Câmara de Arbitragem do Mercado; Ilene Patricia de Noronha Najjarian, Procuradora Federal da CVM; Otavio Yazbek, ex-diretor da CVM; João Laudo de Camargo, sócio, Bocater, Camargo, Costa e Silva Advogados; e Érica Gorga, docente da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP).

O Fórum Amec de Investidores é o principal evento da associação. Os debates e palestras abordam questões como reestruturações, laudos de avaliação, responsabilidade e remuneração de administradores e reparação de danos, entre outros temas, sempre ilustrados com cases de grandes empresas, instituições e operações do mercado brasileiro.

A última edição do Fórum Amec, realizada em 2013, reuniu mais de 200 participantes entre investidores, reguladores, CEOs, CFOs, advogados e outros importantes profissionais de diversos segmentos do mercado.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site http://amecbrasil.org.br/forum2015

Serviço:

Fórum Amec de Investidores 2015

Local: Insper – auditório (Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia, São Paulo)

Data: 28 de maio de 2015

Horário: das 08h às 18h30