Amec contribui de forma consistente para a reforma do Novo Mercado

Print Friendly, PDF & Email

Uma das principais missões do mercado de capitais nacional em 2016 é conseguir avançar na reforma do Novo Mercado, em nova iniciativa da BM&FBOVESPA, que busca a opinião e a participação de todos os agentes envolvidos, por meio de Consulta Pública e workshops. A Amec – Associação de Investidores no Mercado de Capitais – participou ativamente das duas frentes e, ademais, formulou a Carta Presi 04/2016, que complementa as respostas de seus associados ao questionário da Consulta Pública.

No documento, a entidade transmite à Diretoria de Regulação e à Diretoria de Desenvolvimento de Empresas da BM&FBOVESPA a preocupação de seus associados com o formato do questionário. “Ao tratar assuntos complexos de forma simples, ele traz o risco de que a essência das recomendações mais importantes não seja adequadamente transmitida. ”

Os associados ainda relatam que no Workshop da Consulta Pública foram debatidos temas que surpreendem por configurarem retrocessos marcantes em termos de proteções aos acionistas e redução de conflitos de interesses. “O espírito da criação do Novo Mercado, em 2001, era criar um ambiente onde houvesse alinhamento de interesses, simetria de informações e de percepção de valores entre controladores e investidores”, explica Mauro Rodrigues da Cunha, presidente da Amec.

No documento, a entidade afirma que no decorrer dos últimos anos, muitas transações violaram os princípios do Novo Mercado e jogaram por terra a premissa de uma ação um voto. “Por isso, a Amec parabeniza a BM&FBOVESPA pela iniciativa de reformular o Novo Mercado e, assim, proporcionar um ambiente atualizado de regras que permitam que a boa governança corporativa gere valor para companhias e investidores”, afirma o presidente da Amec.

Clique aqui e acesse a Carta Presi 04/2016 – Atualização do Novo Mercado