A força das ideias para um capitalismo sustentável

Print Friendly, PDF & Email

Raymundo Magliano Filho, que foi presidente da Bovespa de 2001-2007, lança livro sobre sua trajetória e conta como os conhecimentos de grandes filósofos foram fundamentais para o movimento de popularização da Bolsa

Você já imaginou que conceitos de filósofos como Norberto Bobbio, Hannah Arendt e Antonio Gramsci faziam parte de estratégias expansão do mercado acionário brasileiro? Esses pensadores foram o norte de Raymundo Magliano Filho, quando foi presidente da Bovespa de 2001 a 2007. Os ensinamentos voltados para transparência, visibilidade, acesso, democratização e cidadania estavam sempre presentes nas ações do presidente e principalmente no movimento de popularização da Bolsa Brasileira.

Toda essa costura de negócios, mercado de capitais e filosofia estão na obra “A força das ideias para um capitalismo sustentável”, escrita por Raymundo Magliano Filho e lançada nesse mês de Junho na FGV, em São Paulo. Magliano sempre atuou no mercado acionário, começou na Magliano Corretora, fundada por seu pai, que também foi presidente da Bolsa. Sempre muito observador e adorador das palavras, ficou surpreso em uma reunião, ao ver que uma pessoa de fora do mercado apresentou uma solução interessante com base em conceitos filosóficos e  percebeu que aqueles pensamentos poderiam ajudar também a ter mais sucesso nos negócios e contribuir para um legado no futuro. Em 1972, o executivo descobriu uma verdadeira paixão pelos estudos em Filosofia, Ciência Política e Antropologia. Semanalmente passou a discutir os temas e teve vários professores ao longo desses 30 anos, como Tércio Sampaio Ferraz Jr.

“Passei a acreditar que esses conceitos, quando devidamente aplicados, podem gerar uma mudança cultural profunda, capaz de resultar na ampliação de oportunidades, inclusão social e responsabilidade socioambiental. Dessa forma, com o pensamento e a ação conjugados para enfrentar os desafios, é possível, vivenciar de fato, a força das ideias, da cooperação interpessoal e do espírito cívico”, escreveu Raymundo Magliano Filho em seu livro.

O ex-presidente da Bovespa ficou conhecido pela irreverência e naturalidade de levar a Bolsa a diversos lugares e públicos, como “Bovespa Vai até Você”, um programa com o objetivo de levar informações e esclarecimento sobre os principais  conceitos de investimento em ações, que visitou empresas, universidades, interior e foi até à praia. Outra iniciativa importante foi o “Mulheres em Ação”, assim como iniciativas de incentivo para formação de clubes de investimento, voltados para a popularização, ou seja, democracia da Bolsa de Valores com os mais diferentes públicos e grupos da sociedade. Transparência também foi outro conceito importante que Magliano colocou em prática com a criação da figura do “Ombudsman e os níveis de governança corporativa, como o Novo Mercado, que se tornou referência.

Atualmente o autor é diretor da Magliano Corretora e foi fundador do Instituto Norberto Bobbio, voltado para os temas de Cultura, Democracia e Direitos Humanos.

Mais informações sobre o livro podem ser acessadas em:

http://www.manole.com.br/a-forca-das-ideias-para-um-capitalismo-sustentavel-pr-6312-183996.htm