Professor de Harvard diz que ativistas são a solução para o problema da remuneração de executivos

Print Friendly, PDF & Email

A Amec – Associação de Investidores no Mercado de Capitais – realizou, no dia 24 de fevereiro, na sede da associação, um café da manhã exclusivo para seus associados com o professor do curso de Direito da Harvard Law School, Jesse Fried. O tema do evento foi “Remuneração de executivos e o papel dos investidores”.

O evento gratuito teve início com a palestra do professor Jesse Fried, seguido de um debate entre todos os participantes.

O professor Fried discorreu sobre a evolução do debate sobre remuneração nos Estados Unidos, focando nas inciativas frustradas de regular o tema com a mão pesada da lei, muitas vezes levando a consequências contrárias àquelas desejadas. Como resultado, a relação entre remuneração do CEO e os trabalhadores em geral saiu de níveis de 20-30X para algo como 400X, estabilizando-se nos níveis atuais de 200X.

Nas palavras do Professor Fried, a única maneira de assegurar que os pacotes de remuneração sejam realistas é o aumento do papel dos investidores ativistas. Deu suas recomendações para o que seria desejável em pacotes de remuneração e na postura de conselheiros e investidores sobre o tema. A diferença dos casos de empresas com acionistas controlador e empresas de controle pulverizado também foi abordada, com interessantes conclusões para o caso brasileiro.

As estruturas de alavancagem de controle foram severamente criticadas.

Nos debates, muitos paralelos foram traçados entre o debate americano e a realidade brasileira.

O conteúdo está disponível em vídeo exclusivamente para os associados Amec, que devem requisitá-lo pelo email comunicacao@amecbrasil.org.br.

A Amec segue o propósito de proporcionar aos seus associados um ambiente exclusivo de debates sobre os temas mais relevantes e atuais da governança corporativa. Em maio de 2015, no Fórum Amec de Investidores, o tema Remuneração de Administradores levantou um dos debates mais elogiados do evento.

Bill McGrew, diretor da CalPERS, abriu o painel discutindo os principais desafios de investir no mercado brasileiro e enfatizou que a remuneração de administradores pode ser usada como um instrumento eficaz para alinhar os interesses da companhia com a criação sustentável de valor de longo prazo para investidores. Nesta linha, o debate abordou questões como remuneração variável versus remuneração fixa. Clique aqui e acesse o vídeo no YouTube.