Associação recomenda realização de assembleia ao Banrisul

Print Friendly, PDF & Email

A Amec – Associação de Investidores no Mercado de Capitais – endereçou carta ao Conselho de Administração do Banrisul, em fevereiro. O intuito do documento é recomendar a realização de assembleia geral de acionistas para decidir sobre o valor a ser pago pela folha de pagamento dos servidores do Rio Grande do Sul.

O governo estadual decidiu passar a cobrar pela folha de pagamentos cedido ao Banrisul. Os acionistas minoritários do banco questionam o conflito de interesses envolvido na operação. Existe a percepção que mesmo os conselheiros independentes podem estar em situação complexa, dado que foram eleitos em sua maioria pelo próprio controlador.

Por esse motivo, e em linha com manifestações anteriores, a Amec recomenda que o banco leve o assunto a uma Assembleia Geral, na qual o acionista controlador siga a decisão dos acionistas minoritários e se abstenha de votar.

O Banrisul sempre teve acesso à folha de pagamentos dos servidores do Estado, seu controlador, sem que isso fosse cobrado. Em janeiro, o governo do Rio Grande do Sul aprovou uma lei que lhe permite cobrar pelo acesso à folha, mas deixou claro que apenas o Banrisul pode continuar com o acesso, mas agora mediante pagamento.

Clique aqui e acesse a Carta Presi 02/2016 com o comunicado da Amec ao Conselho de Administração do Banrisul.