Amec participa de dois painéis na Conferência da ICGN

Print Friendly, PDF & Email

O Presidente da Associação de Investidores no Mercado de Capitais, Mauro Rodrigues da Cunha, representou a entidade no evento Mid Year do ICGN – International Corporate Governance Network, em Boston, nos dias 30/09, 1 e 2/10. A ICGN é uma associação de investidores e partes interessadas, que representam cerca de USD 18 trilhões sob gestão.

Cunha foi palestrante no painel de abertura – um café da manha promovido em parceria com o Center for Audit Quality, discutindo o papel dos Comitês de Auditoria na experiência brasileira, principalmente no que tange às diferenças entre o que é conhecido como Comitê de Auditoria nos países de “common law” e a pratica brasileira. Aqui, a participação de não conselheiros é norma, o que não acontece no exterior. Além disso, investidores que contam com a jurisdição americana para o caso de empresas com ADRs acabam por se frustrar, uma vez que a Lei Sarbanes Oxley é cheia de exceções para empresas estrangeiras – não requerendo, por exemplo, a participação de membros independentes no Comitê  e, assim, destruindo seu proposito. Participaram do debate representantes dos EUA, Reino Unido e Japão.

O Presidente da Amec também participou do debate sobre differentiated voting rights, trazendo a visão inequívoca da Amec em favor do principio One Share, One Vote. Cunha afirmou que a experiência brasileira mostra o resultado de permitir o desalinhamento de interesses por meio de ações sem direito a voto, e os resultados devastadores sobre a saúde do mercado de capitais. E, portanto surpreendente que essa experiência histórica seja esquecida em favor de visões pragmáticas para permitir desvios do princípio.

Participaram deste debate representantes da ACGA (Hong Kong), Calpers (EUA), CCGG (Canada) e FRR (Franca).

Clique aqui e conheça a ICGN.