Nos EUA, tribunal pune controlador que subestimou empresa no fechamento de capital

Print Friendly, PDF & Email

O juiz Travis Laster, da Corte de Delaware, nos Estados Unidos, decidiu que o Sr. David Murdock, CEO e controlador da Dole – uma das maiores empresas de frutas do mundo – manipulou as ações da companhia de maneira fraudulenta para fechar seu capital em 2013 a um preço mais baixo. O bilionário Sr. Murdock e o então Chief Operating Officer, Michael Carter, foram multados em USD 148 milhões, uma das maiores multas já impostas por problemas relacionados a fusões e aquisições nos Estados Unidos.

A oferta para fechamento de capital ocorreu a USD 13.50 por ação, mas seu valor real foi estimado em USD 16.24 na época. O juiz disse ter usado um valuation conservador.

Segundo a decisão, o preço pago foi resultado de manipulação de mercado. O Sr. Murdoch originalmente ofereceu USD 12.00 por ação, mas o Comitê Independente negociou o valor até USD 13.50. Mas, antes do fechamento da operação, o Sr. Carter mentiu sobre o valor que a Dole poderia receber pela venda de alguns de seus negócios. Além disso, ele cancelou o programa de recompra de ações. Esses fatos levaram à queda no valor das ações.

Na sequência, o Sr. Murdock ofereceu ao Comitê projeções artificialmente baixas para o resultado da companhia, enquanto entregava projeções melhores para potenciais financiadores de sua oferta. O Comitê Independente votou por unanimidade pela aceitação da oferta, mas os acionistas quase rejeitaram a operação.

Tem se verificado um aumento nos processos judiciais envolvendo laudos de avaliação. Mas eles raramente vão a julgamento.

Clique aqui e leia a notícia na íntegra.