Amec divulga os vídeos dos debates que permearam o tema central do Fórum Amec de Investidores 2015: “Forma X Essência – Os Desafios de Investir no Brasil”

Print Friendly, PDF & Email

O interesse pelo Brasil e a necessidade de melhoria na regulação do mercado de capitais para os minoritários foram temas presentes nas discussões

No dia 28 de maio, foi realizado o Fórum Amec de Investidores 2015 na sede do Insper, em São Paulo. Promovido pela Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec) o evento debateu temas importantes da economia, mercado financeiro e investimentos no País, principalmente para os investidores minoritários. Os debates podem ser acessados por meio da página da Amec no YouTube (apenas foram veiculadas as palestras para as quais a entidade recebeu autorização formal de divulgação): https://www.youtube.com/user/AmecBrasil

“Forma X Essência – Os Desafios de Investir no Brasil” foi o tema do Fórum, que contou com o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Ricardo Villas Bôas Cuevas; Bill McGrew, diretor da Calpers – administradora de benefícios de saúde e aposentadoria nos Estados Unidos; Michelle Edkins, chefe de governança da BlackRock, consultoria americana de investimentos (via videoconferência).

Mauro Rodrigues da Cunha, presidente da Amec, disse que a regulação do mercado de capitais para os minoritários necessita ser melhorada e que as companhias devem compreender que é do interesse delas que as regras sejam atualizadas regularmente. “As empresas precisam entender que essência é ter 10% da companhia e 10% do valor da companhia”, afirma.

Bill McGrew, gestor da Calpers, durante sua apresentação, comentou que o mundo está de olho no Brasil. “Quando falamos dos desafios de investir no Brasil, precisamos entender o que a companhia em questão faz além do seu produto primário. Se investe no meio ambiente, se cuida de seus funcionários e etc.”. “Um funcionário feliz vem ao trabalho, um funcionário feliz contribui para os negócios”, complementa.

O Fórum Amec de Investidores é o principal evento anual da associação. Neste ano reuniu mais de 150 participantes entre investidores, reguladores, CEOs, CFOs, advogados e outros importantes profissionais de diversos segmentos do mercado.

 

Resumo dos debates:

Presidente da Amec ressalta a parceria entre entidade e o Insper

Mauro Rodrigues da Cunha, presidente da Associação de Investidores no Mercado de Capitais – Amec, ressalta que muita coisa mudou desde o último evento da Amec, em 2013, e que a parceria entre a entidade e o Insper é de extrema relevância, pois os desafios do mercado de capitais são muitos e a união de forças se faz necessária. Ainda na abertura do evento, o presidente reconhece que passamos por um momento de crise moral, financeira e de mercado. Entretanto, através de uma pesquisa comparativa de ativismo de minoritários, e com a ilustração de eventos históricos da CVM, ele propõe o debate sobre a importância na persistência da essência.

Clique aqui e acesse o discurso de abertura

Debate 1 – Laudos de Avaliação: Ciência ou Ficção?

Participantes: André Castello Branco, sócio da PwC, Corporate Finance; Guilherme de Morais Vicente, sócio da Mauá Investimentos; Otavio Yazbek, advogado e ex-diretor da CVM e Walter Mendes, diretor Executivo do CAF.

Guilherme Vicente apresentou uma pesquisa que trouxe para o debate o impacto do conceito dos laudos de avaliação no cotidiano dos investidores brasileiros. A partir da análise de casos reais, os participantes trataram do que é possível fazer para que não haja mais transferências de valor entre categorias de acionistas, respaldados por avaliações enviesadas.

Clique aqui e acesse o debate.

Debate 2 – Responsabilidade dos Administradores

Participantes: Marcelo Vieira von Adamek, professor do Insper; Rômulo de Mello Dias, CEO da Cielo; João Laudo de Camargo, sócio do Bocater, Camargo, Costa e Silva Advogados.

O professor Marcelo Adamek iniciou o painel enfatizando a relação ética entre poder e responsabilidade, seguida de uma explanação sobre o contexto das análises nos julgamentos em contrapartida ao momento de atuação dos administradores. A partir de então, o debate abordou as limitações intrínsecas aos cargos dos administradores.

Clique aqui e acesse o debate.

Debate 3 – A Experiência dos Acionistas Minoritários Portugueses

Participante: Octávio Viana, presidente da Associação de Investidores e Analistas Técnicos (Portugal).

Octávio explicou que a entidade defende o direito dos acionistas minoritários em Portugal e apresentou a atuação da associação no caso Oi e Portugal Telecom. O palestrante descreveu os problemas de divulgação de informações relevantes ao mercado e o não cumprimento das regras de governança corporativa por parte da Portugal Telecom.

Clique aqui e acesse o debate.

Debate 4 – Remuneração de Administradores

Participantes: Bill McGrew, diretor da CalPERS; Jorge Marino Ricca, gerente executivo da BBDTVM; Renato Chaves, consultor da Mesa; Henry Sztutman, presidente da ABRASCA.  

Bill McGrew abriu o painel discutindo os principais desafios de investir no mercado brasileiro e enfatizou que a remuneração de administradores pode ser usada como um instrumento eficaz para alinhar os interesses da companhia com a criação sustentável de valor de longo prazo para investidores. Nesta linha, o debate abordou questões como remuneração variável versus remuneração fixa.

Clique aqui e acesse o debate.

Debate 5 – Stewardship – O Papel dos Investidores

Participantes: Michelle Edkins, diretora da Blackrock; Mauro Rodrigues da Cunha, presidente da Amec; Mike Lubrano, diretor interino da Cartica Capital.

Michelle Edkins, diretora da Blackrock, debateu o conceito de stewardship e explicou a importância da adoção de códigos de stewardship no nível do mercado. Em seguida, os debatedores Mike Lubrano, diretor da Cartica Capital, e Mauro Rodrigues da Cunha, presidente da Amec, se juntaram à palestrante para conversarem sobre o papel do investidor, como também das empresas, na implementação de práticas de stewardship.

Clique aqui e acesse o debate.

Debate 6 – Reparação de Danos, Enforcement e Efetividade da Proteção aos Investidores

Participantes: Ricardo Villas Boas Cueva, Ministro do STJ; Érica Gorga, professora da FGV Direito SP; Roberto Teixeira da Costa, presidente da Câmara de Arbitragem do Mercado; Ilene Patricia de Noronha Najjarian, procuradora federal da CVM.

Um dos debates mais acalorados do evento, o painel contou com discussões sobre aos direitos dos acionistas brasileiros frente aos direitos dos detentores de ADRs no caso Petrobras, as possibilidades de atuação da Câmara de Arbitragem e uma reflexão sobre a responsabilização dos administradores no caso de indenizações aos acionistas.

Clique aqui e acesse o debate.

Debate 7 – Empresas de Economia Mista

Participantes: Sérgio Lazzarini, professor do Insper; Flavia Mouta, diretora de regulação da BM&F Bovespa.

Sérgio Lazzarini, professor do Insper, iniciou o debate com uma apresentação sobre a influência do governo nas empresas brasileiras de economia mista. Através de dois modelos de leviatãs como investidores minoritário e majoritário, o debatedor argumentou que “atores governamentais continuaram centrais, mesmo após as privatizações”. Em seguida, Flavia Mouta, diretora da BM&F Bovespa, questionou a presença de representantes do Estado dentro dos conselhos das estatais.

Clique aqui e acesse o debate.