Diretriz Europeia concentra preocupações

Print Friendly, PDF & Email

A votação da Diretriz Europeia de Direitos dos Acionistas, prevista para o dia 10 de junho, concentrou a atenção dos participantes na conferência do ICGN. Dentre as muitas propostas discutidas, a questão dos direitos diferenciados de voto  – já adotados em países como França e Itália – foi reiteradamente condenada pelos investidores. O ICGN tentou influenciar este debate através da publicação de um documento (clique aqui e acesse) e através de um discurso da Diretora Executiva Kerri Warring, ressaltando o equivoco da quebra da regra one share one vote como forma de incentivar uma postura de longo prazo dos investidores.

Grupos de defesa dos investidores presentes na conferência também chamaram atenção à perda da oportunidade de defender pequenos acionistas, possibilitando que estes possam exercer seus direitos nas empresas investidas através das fronteiras intra-europeias.

Apesar de todos os esforços, a expectativa é de que o projeto seja aprovado neste mês com vários retrocessos para os acionistas e para o mercado de capitais.