Estudo norte-americano examina o impacto das ações coordenadas por investidores participantes da CCGG

Print Friendly, PDF & Email

Pesquisadores norte-americanos das universidades de Toronto e Oklahoma publicaram um artigo sobre o impacto das ações coordenadas pelos investidores membros de uma coligação de empresas canadenses.

A pesquisa estuda medidas avançadas de ações coletivas que possam aumentar o poder de investidores institucionais e permitir que eles tenham um papel importante, influenciando decisões de governança de um conjunto amplo de empresas. Craig Doidge, Alexander Dyck, Hamed Mahmudi e Aazam Virani analisam o modelo canadense da Coligação Canadense de Boa Governança, Canadian Coalition for Good Governance (CCGG), em inglês. Coligação que reúne muitos dos maiores proprietários institucionais de ações canadenses em uma única organização.

Especializada em três principais questões de governança, votação por maioria para diretores, say on pay e estruturas de remuneração e disclosure, a CCGG acredita que os principais desafios às práticas de boa governança envolvem o problema de free rider e possíveis riscos de litígio. Adota como estratégias para melhores práticas de governança corporativa o trabalho na arena política para coordenar os esforços dos investidores para influenciar regras e regulamentos, a divulgação pública de suas diretrizes às pessoas e às empresas canadenses, e o relacionamento direto com conselheiros, CEOs e secretários corporativos para gerar melhores medidas de governança corporativa. O conselho da CCGG acredita que a fórmula “medida + melhores práticas + exposição = mudança no comportamento do conselho da empresa” resume o seu framework.

No estudo empírico de Doidge et al., foi feita uma análise estatística com três grupos de teste. O primeiro focou no voto por maioria, o segundo na taxa de adoção de say on pay e o terceiro no papel de influência da organização sobre as empresas membros da CCGG. Observou-se que, no primeiro grupo de teste, o envolvimento com uma organização de ação coletiva tem um impacto estatisticamente significativo na adoção subsequente de votação por maioria. No caso do segundo grupo, a taxa de adoção de say on pay das empresas envolvidas na CCGG é significativamente mais elevada do que de empresas não envolvidas. Por último, concluiu-se que a coligação tem um impacto estatístico e economicamente significativo na governança das companhias membros da mesma.

Os pesquisadores também observaram duas limitações da CCGG: um menor impacto em corporações controladas e um foco em mecanismos de governança diferentes de fundos de hedge ativistas.

Para mais informações, clique aqui e acesse o artigo.