Comissão Técnica da Amec recebe Palestrantes Internacionais

Print Friendly, PDF & Email

Em sua reunião de Novembro, a Comissão Técnica contou com a participação de dois executivos do IFRS, que proferiram palestra sobre as normas recentes de contabilidade. Fred Nieto e Marina Corsini explicaram alguns dos padrões contábeis emitidos recentemente, tais como o IFRS 9 (Ativos financeiros, Hedge Accounting e impairment), 10,11 e 12 (consolidação, joint ventures, e equivalência patrimonial). Foram discutidos ainda os projetos em andamento, envolvendo leasing, ativos regulatórios, racionalização de notas explicativas, e a revisão do conceptual framework.

Durante a palestra, ficou claro que existem oportunidades reais de envolvimento da comunidade de investidores no processo de elaboração das normas. Uma das mais importantes é a discussão do conceptual framework, que permite uma discussão da “governança da contabilidade”. É esperado para o início de 2015 a publicação de um Exposure Draft sobre o tema – fase intermediária na elaboração de normas que é a mais propícia para o recebimento de sugestões. A Comissão Técnica estará atenta para contribuir.

 

Com relação às normas já proferidas, foi ressaltado que há sempre oportunidade de colaborar, pois todas elas passam por um post implementation review, alguns anos após se tornarem oficiais. Neste sentido, a Carta Presi 07B/2013 foi uma boa iniciativa, e será levada em conta quando forem revistas as normas de consolidação de balanços (IFRS 10, 11 e 12).

 

Após a apresentação, os representantes do IFRS enviaram o relatório Unraveling Accounting Complexity, relevante para a discussão, que mostra como os temas levantados pela Amec tem sido discutido no mundo.