Governança em destaque no 23° Congresso da Apimec

Print Friendly, PDF & Email

O 23º Congresso da Apimec foi realizado em Porto Alegre (RS), entre os dias 1 e 2 de dezembro de 2014, no Centro de Eventos Plaza São Rafael.

O tema central que norteou a programação dos painéis do Congresso da Apimec foi “Desafios para o Brasil recuperar a atratividade e crescer com Sustentabilidade” e o objetivo foi discutir novos caminhos que o país precisa tomar, após a realização das eleições.

O governador eleito do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, participou da cerimônia de abertura. Ele apontou o saneamento das contas públicas e a recuperação da capacidade de investimento do Estado como prioritários para a retomada do crescimento. A parceria com os empreendedores da iniciativa privada também foi destacada.

A Amec esteve representada por seu presidente Mauro Rodrigues da Cunha, no painel que tratou de “Precificação de Ativos”. Participaram do debate Carlos Biedermann, sócio da PwC, e André Baggio, analista do banco JP Morgan. O debate apontou os problemas crescentes no uso de laudos de avaliação para balisar valores “justos” em transações societárias e impairments no âmbito das regras do IFRS. Tanto Cunha como Baggio apontaram exemplos de avaliações econômicas que levaram a resultados no mínimo questionáveis. Já Biedermann demonstrou o desconforto dos auditores com a reação dos gestores das empresas quando um impairment se faz necessário, e ressaltou a importância de conselhos de administração e comitês de auditoria bem estruturados para que estes conflitos sejam mitigados.