11 Gestores Aderem ao Código Amec de Stewardship no lançamento

Print Friendly, PDF & Email

No dia 27 de outubro, durante as comemorações do 10º aniversário da Amec – Associação de Investidores no Mercado de Capitais, a entidade lançou oficialmente o Código Amec de Princípios e Deveres dos Investidores Institucionais – Stewardship.

Em forte demonstração de alinhamento do Código com as tendências e melhores práticas internacionais, 11 das maiores instituições que investem em nosso mercado assinaram o termo de adesão, comprometendo-se com os 7 princípios que compõem o Código.

Os pioneiros incluem grandes bancos – Banco do Brasil, Itaú, Santander e Votorantim – gestores internacionais – Aberdeen, Hermes e Cartica – e locais independentes – Teorema, Leblon Equities, Bridge e Argúcia.

Além disso, a Amec continua em conversas com outras instituições brasileiras e internacionais, que representam centenas de bilhões de dólares em ativos sob gestão e que devem aderir ao Código nas próximas semanas.

A grande presença de representantes de fundos de pensão – inclusive da ABRAPP – no evento de lançamento do Código também é um bom sinal do interesse dessa comunidade de investidores nos princípios incluídos no código.

Trata-se de um nascimento auspicioso para uma das mais importantes iniciativas da Amec no sentido de construir um mercado de capitais mais saudável. As instituições signatárias comprometem-se a exercer seus deveres fiduciários de acordo com as melhores práticas internacionais. Servirão de exemplo para os demais e reforçarão sua credibilidade perante investidores no sentido de defender seus interesses e garantir um impacto positivo dos seus investimentos para a sociedade.

O presidente da CVM, Leonardo Pereira, que proferiu a palestra de encerramento do evento, elogiou a iniciativa da Amec e dos signatários, dizendo “pensando em um mercado mais sólido, que todos nós queremos, é muito relevante que a associação que representa os investidores institucionais esteja engajada em discutir de forma positiva e organizada em atuar segundo princípios que apontam responsabilidades e direitos”.

A Amec dedicar-se-á agora a criar um grupo de trabalho para redigir o Manual de Implementação – uma espécie de cartilha para auxiliar os signatários no melhor cumprimento dos princípios do código. Não se trata de uma regulamentação, e sim de um guia para tornar o Código ainda mais eficaz. Os signatários serão convidados a participar do grupo.